Bordado de Óbidos |
Os principais motivos são os pássaros, o castelo, arabescos e a palavra Óbidos, tudo feito em tons de azul, rosa, verde, amarelo, salmão e castanho. Este bordado foi criado em meados do século XX por uma obidense, de seu nome Maria Adelaide Ribeirete. Tem como principais pontos o ponto pé de galo para o preenchimento e o ponto pé de flor para os contornos, sobre o linho branco, meio linho ou estopa. Estes panos têm franja executada em tear manual ou são com bainha presa com os mesmos pontos com que se fazem o bordado.
Os motivos foram inspirados no tecto da nave central da Igreja de Santa Maria, foi construída no século VIII, mas na década de 50 foi restaurada e pintada, as pessoas passavam os desenhos do tecto para o papel através do reflexo de um espelho colocado no chão.
Em 1998, fundou-se a Associação Artística e Artesanal "Bordar Óbidos", Maria Adelaide Ribeirete tornou-se a presidente da Assembleia Geral. Mais tarde, em parceria com a Câmara de Óbidos, foi criado o selo de autenticidade e um protocolo em que a autarquia lhes cede um espaço de trabalho e exposição e a associação, em contrapartida, compromete-se a executar os trabalhos de acordo com as normas estabelecidas. Actualmente a Associação Artística e Artesanal "Bordar Óbidos" está sediada na Rua Direita, junto ao Largo de Santa Maria
Neste espaço é actualmente dividido com as artesãs de verguinha (cerâmica). Expostos neste local encontram-se os mais variados trabalhos, desde panos para tabuleiros e quadros, naperons, blusas, sacos de cheiros, apliques em caixinhas e abajours. As paredes do edifício estão ainda ornamentadas com tapeçaria de Óbidos, também inspirada neste bordado.
Parabéns pelo blog.
ResponderEliminarGostei da iniciativa...