sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

BORDADO DE ÓBIDOS

Bordado de Óbidos


Os principais motivos são os pássaros, o castelo, arabescos e a palavra Óbidos, tudo feito em tons de azul, rosa, verde, amarelo, salmão e castanho. Este bordado foi criado em meados do século XX por uma obidense, de seu nome Maria Adelaide Ribeirete. Tem como principais pontos o ponto pé de galo para o preenchimento e o ponto pé de flor para os contornos, sobre o linho branco, meio linho ou estopa. Estes panos têm franja executada em tear manual ou são com bainha presa com os mesmos pontos com que se fazem o bordado.
Os motivos foram inspirados no tecto da nave central da Igreja de Santa Maria, foi construída no século VIII, mas na década de 50 foi restaurada e pintada, as pessoas passavam os desenhos do tecto para o papel através do reflexo de um espelho colocado no chão.
Em 1998, fundou-se a Associação Artística e Artesanal "Bordar Óbidos", Maria Adelaide Ribeirete tornou-se a presidente da Assembleia Geral. Mais tarde, em parceria com a Câmara de Óbidos, foi criado o selo de autenticidade e um protocolo em que a autarquia lhes cede um espaço de trabalho e exposição e a associação, em contrapartida, compromete-se a executar os trabalhos de acordo com as normas estabelecidas. Actualmente a Associação Artística e Artesanal "Bordar Óbidos" está sediada na Rua Direita, junto ao Largo de Santa Maria
Neste espaço é actualmente dividido com as artesãs de verguinha (cerâmica). Expostos neste local encontram-se os mais variados trabalhos, desde panos para tabuleiros e quadros, naperons, blusas, sacos de cheiros, apliques em caixinhas e abajours. As paredes do edifício estão ainda ornamentadas com tapeçaria de Óbidos, também inspirada neste bordado.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

À procura!!





Já começou a azafama da procura de informação  sobre este belo trabalho... Já começámos a falar com as pessoas profissionais nesta matéria! Vamos ver como irá correr estas pesquisas... Bem de certeza! 
Obrigada aqueles que já nos ajudaram neste começo, em breve haverá mais novidades!!! 

Até lá.... Bons pontos para todos =)

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cultura

Como temos constatado a cultura não é só de uma local ou de um país, mas sim é para ser partilhada com todos aqueles que a desejam sentir e interiorizar. Não se pode dizer que nunca estamos a partilhar ou a receber a cultura de um povo, isso é totalmente falso... estamos sempre em contacto com ela onde quer que estejamos, da-mos sempre um pouco de nós aos que nos rodeiam e vice-versa.
Não vale a pena fugir e ir para um deserto...pois até o lugar mais inóspito do mundo transmite algo de cultural e tradicional, poderemos ver uma caravana de camelos a passar pelo deserto, e termos contacto com as gentes que vão no caminho... estamos a interagir com as pessoas e tentamos entender o porquê de fazerem do deserto a sua vida.
Em Portugal esquecemos as tradições existentes e viramo-nos para o estrangeiro a pensar que tem uma oferta mais variada do que nós temos em Portugal... Para entendermos esta temática temos de nos entender e conhecermo-nos  primeiro, dar valor ao que é nosso é um acto de a ter em conta, porque o nosso potencial é muito maior do que aquele que as entidades deixam passar lá para fora e para os próprios lusitanos.
Iremos tentar divulgar um pouco do que é a cultura da região oeste, sobretudo dos bordados típicos e das gentes que os fazem... Iremos ver onde se situa a autenticidade das tradições.... provocar discussões à volta do que será realmente aquilo que somos.